O Observatório Marcomede Rangel Nunes

Desde os primórdios de nossa espécie o céu nos inspira a elaborar questões acerca de nossa existência: De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sós?... O céu inspira os amantes, inspira os poetas, inspira e fascina os astrônomos. “A Astronomia compele a alma a olhar para o alto e nos transporta desse mundo para outro” (Platão).
Com o intuito de incentivar a observação do céu, foi foi elaborado em 2009, ano internacional da Astronomia, um projeto para aquisição de um telescópio para o campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense. Após a aquisição do equipamento, foi construído sobre o Bloco C do campus Guarus, situado na Av. Souza Mota, nº 350, no Parque Fundão, município de Campos dos Goytacazes, um espaço destinado a abrigá-lo. Esse espaço foi batizado como Observatório Marcomede Rangel Nunes (OMRN) e foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2010 ,com a presença dos familiares do homenageado.
Marcomede Rangel Nunes (1951 -2010), Físico brasileiro, foi um grande cientista e divulgador da astronomia...
O OMRN funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 21:30h, atendendo à comunidade interna e externa do campus Guarus. No observatório os visitantes recebem informações sobre constelações e corpos celestes, podendo observar muitos deles através das lentes de um de nossos telescópios.
O funcionamento diário do OMRN é possibilitado pelo Programa de Astronomia do IFF. O programa é coordenao pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Fluminnse, que estimula e apoia o desenvolvimento de projetos em todos os campi do IFF.
Através do blog divulgamos algumas imagens e atividades desenvolvidas no OMRN, entretanto, sua presença será muito bem vinda. Te esperamos para um passeio pelo céu!


No Observatório Marcomede Rangel Nunes está instalada uma câmera chamada ALL SKY. Esta câmera monitora constantemente o céu em buscando registrar a passagem de meteoros ou meteoritos e todas as imagens obtidas são armazenadas em um computador instalado no OMRN. As imagens também são enviadas para o site:http://skysentinel.nmsu.edu/allsky/ . O software Sky Sentinel é o responsável por toda operação, envio e armazenamento dos dados obtidos pela ALL SKY.
No mundo existem várias câmeras como a que está no OMRN, porém no Brasil só existem três. Entretanto, dentre essas três, apenas a do OMRN está em funcionamento no momento. As câmeras brasileiras foram doadas pelo cientista Dirk Ross durante a 5ª edição do Encontro Internacional de Astronomia para o CALC (Clube de Astronomia Louis Cruls).
Desde 2011 o Encontro de Internacional de Astronomia tem acontecido no campus Campos-Guarus e tem contribuído para pesquisas sobre meteoros e meteoritos.
Na ocasião, Dirk Ross ministrou para um grupo de alunos do campus Campos-Guarus uma aula de campo no município de Varre-Sai, local onde em 2010 houve a queda de um meteorito.
Até o momento a câmera já registrou a passagem de muitos objetos e através de nosso blog os interessados podem ter acesso as imagens obtidas pela ALL SKY.



11/03/2014
Phâmela Lopes

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Homenagem a Marcomede Rangel Nunes



Nasceu no ano 1951 e faleceu no dia 21 de agosto de 2010, com apenas 59 anos, a astronomia brasileira perdeu uma de suas figuras mais expressivas

Marcomede Rangel cientista carioca ,vários importantes serviços prestados em favor da ciência.O primeiro do Brasil a ter um dia em homenagem ao Astrônomo com a Medalha Tiradentes pela Assembléia Legislativa do Estado.

Carioca de São Cristóvão, Graduado em Bacharel e Licenciado em Física (1976-1979) pela Faculdade de Humanidades Pedro II Jornalista (1983) pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Estudos Brasileiros (1984-1989), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

O primeiro brasileiro a medir a radiação solar na Antártica, como representante do Instituto Brasileiro de Estudos Antárticos e do Observatório Nacional Manteve colunas de Ciências para crianças e jovens nos jornais Sugeriu o nome, sendo aceito pelo governo da cidade, para escola de ensino médio, em São João da Barra (RJ), de “Domingos Fernandes da Costa”, astrônomo do Observatório Nacional que deu grande contribuição à Ciência. Numa homenagem, embora simples pelo tanto que ele contribuiu para a astronomia brasileira, a Biblioteca do Observatório Municipal de Americana,SP, a partir de 01/09/2010, passou a denominar-se “Biblioteca Astrônomo Marcomede Rangel Nunes

Marcomede deixou um grande legado para a história da ciência,em toda sua vida foi de dedicação e conquistas.

Foi homenageado pelo IFF guarus com seu nome no observatório, em CAMPOS DOS GOYTACAZES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário