O Observatório Marcomede Rangel Nunes

Desde os primórdios de nossa espécie o céu nos inspira a elaborar questões acerca de nossa existência: De onde viemos? Para onde vamos? Estamos sós?... O céu inspira os amantes, inspira os poetas, inspira e fascina os astrônomos. “A Astronomia compele a alma a olhar para o alto e nos transporta desse mundo para outro” (Platão).
Com o intuito de incentivar a observação do céu, foi foi elaborado em 2009, ano internacional da Astronomia, um projeto para aquisição de um telescópio para o campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense. Após a aquisição do equipamento, foi construído sobre o Bloco C do campus Guarus, situado na Av. Souza Mota, nº 350, no Parque Fundão, município de Campos dos Goytacazes, um espaço destinado a abrigá-lo. Esse espaço foi batizado como Observatório Marcomede Rangel Nunes (OMRN) e foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2010 ,com a presença dos familiares do homenageado.
Marcomede Rangel Nunes (1951 -2010), Físico brasileiro, foi um grande cientista e divulgador da astronomia...
O OMRN funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 21:30h, atendendo à comunidade interna e externa do campus Guarus. No observatório os visitantes recebem informações sobre constelações e corpos celestes, podendo observar muitos deles através das lentes de um de nossos telescópios.
O funcionamento diário do OMRN é possibilitado pelo Programa de Astronomia do IFF. O programa é coordenao pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal Fluminnse, que estimula e apoia o desenvolvimento de projetos em todos os campi do IFF.
Através do blog divulgamos algumas imagens e atividades desenvolvidas no OMRN, entretanto, sua presença será muito bem vinda. Te esperamos para um passeio pelo céu!


No Observatório Marcomede Rangel Nunes está instalada uma câmera chamada ALL SKY. Esta câmera monitora constantemente o céu em buscando registrar a passagem de meteoros ou meteoritos e todas as imagens obtidas são armazenadas em um computador instalado no OMRN. As imagens também são enviadas para o site:http://skysentinel.nmsu.edu/allsky/ . O software Sky Sentinel é o responsável por toda operação, envio e armazenamento dos dados obtidos pela ALL SKY.
No mundo existem várias câmeras como a que está no OMRN, porém no Brasil só existem três. Entretanto, dentre essas três, apenas a do OMRN está em funcionamento no momento. As câmeras brasileiras foram doadas pelo cientista Dirk Ross durante a 5ª edição do Encontro Internacional de Astronomia para o CALC (Clube de Astronomia Louis Cruls).
Desde 2011 o Encontro de Internacional de Astronomia tem acontecido no campus Campos-Guarus e tem contribuído para pesquisas sobre meteoros e meteoritos.
Na ocasião, Dirk Ross ministrou para um grupo de alunos do campus Campos-Guarus uma aula de campo no município de Varre-Sai, local onde em 2010 houve a queda de um meteorito.
Até o momento a câmera já registrou a passagem de muitos objetos e através de nosso blog os interessados podem ter acesso as imagens obtidas pela ALL SKY.



11/03/2014
Phâmela Lopes

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

22° Eventos da All Sky Câmera

Date: 2013\ 07\ 22
Time: 06:53:03:046 UTC



Fonte: Observatório Marcomede Rangel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário